Cirurgia Torácica
O que faz o Cirurgião Torácico?
Ele é responsável pela investigação e tratamento de lesões pulmonares. Para isso pode abrir mão de vários procedimentos:
- Broncoscopia: através de um tubo flexível com uma câmera na ponta é possível visualizar as vias aéreas, auxiliando na investigação desde pacientes com tosse crônica até neoplasias.
- Simpatectomia (cirurgia do Suor): cirurgia realizada através de dois cortes de 5mm em cada lado do tórax para interromper o suor excessivo em axilas e mãos. O procedimento é realizado no centro cirúrgico com anestesia geral e a recuperação tende a ser extremamente rápida. A taxa de sucesso pode chegar a 95% dos casos.
- Mediastinoscopia: procedimento realizado através de uma pequena incisão no pescoço onde é possível realizar a biópsia de linfonodos (gânglios) para diagnosticar doenças como o câncer ou infecções.
- Videotoracoscopia: procedimento cirúrgico muito utilizado, onde são realizados pequenos cortes na parede lateral do tórax com o objetivo de tratar desde pneumonias complicadas até a realização de lobectomias/pneumonectomias (retirada de um lobo do pulmão ou retirada total). É um tipo de cirurgia minimamente invasiva, onde a recuperação do paciente se torna muito mais rápida, diminuindo o tempo de internamento hospitalar.
- Toracocentese: é a punção da cavidade pleural com o intuito de retirar líquido para diagnóstico ou alívio da falta de ar que ele pode ocasionar.
- Traqueostomia: procedimento cirúrgico onde é inserida uma cânula na traqueia de pacientes que necessitam de suporte ventilatório com quadro respiratório grave.
- Esternocondroplastia: cirurgia que tem caráter eminentemente estético para a correção de defeitos da parede torácica, conhecidos como peito de pombo (pectus carinatum) e peito escavado ou “de sapateiro” (pectus excavatum). No caso do pectus excavatum também é possível realizar o procedimento de forma minimamente invasiva com uma barra de metal (barra de Nuss) colocada dentro do tórax, permanecendo por tempo determinado até a correção completa da deformidade.