Terapia Capilar
A terapia capilar é a área que estuda os fios, couro cabeludo e pelos para tratar e manter a saúde deles. Ela irá realizar um diagnóstico e um tratamento com o objetivo de tratar a patologia de cada paciente, que pode ser: quedas de cabelo, infecções, quebra dos fios, inflamação e doenças no couro cabeludo.
Essa patologia é tratada na área da tricologia, que é uma associação de técnicas terapêuticas, podendo ser técnicas manuais, aparelhos e/ou cosméticos. Esse tratamento vai prescrito para tratar e prevenir patologias do couro cabeludo e da haste capilar, conforme a melhor avaliação do seu profissional para o caso avaliado.
O diagnóstico é realizado pela tricoscopia do couro cabeludo e uma boa anamnese.
Tratamentos:
- LASER e LED de baixa intensidade: O mecanismo de ação desse tratamento é a fotobiomodulação: a luz ativa as células estimulando seu metabolismo local, reduzindo a inflamação e o processo bactericida, melhorando o aporte sanguíneo.
- MMP Capilar (Microinfusão de Medicamentos no Couro Cabeludo): método que aplica medicamentos diretamente no local onde ocorre a queda capilar, de modo a aumentar a circulação sanguínea no local, estimulando os folículos capilares para que os fios voltem a crescer de forma saudável. Método que aplica medicamentos diretamente no local onde ocorre a queda capilar, de modo a aumentar a circulação sanguínea no local, estimulando os folículos capilares para que os fios voltem a crescer de forma saudável.
- Intradermoterapia Capilar: tratamento que consiste na aplicação de substâncias ativas no couro cabeludo. São utilizadas substâncias como a finasterida, minoxidil, fatores de crescimento, pill food, pantenol, biotina, silício orgânico, aminoácidos, vitaminas e sais minerais (substâncias essas que variam conforme a necessidade de cada paciente) no intuito de acelerar a fase de crescimento (anágena) e diminuir a fase da queda dos fios (telógena). A duração no tempo da fase anágena determina o comprimento final dos cabelos.Doenças como a Alopecia estão associadas a um encurtamento do período anágeno do ciclo piloso, o que ocasiona um aumento do período telógeno. Dessa forma, a intradermoterapia capilar tem como função prevenir a calvície androgenética. As aplicações podem durar em torno de 20 a 30 minutos e conforme avaliação médica será definido quantas sessões são necessárias para cada paciente. A periodicidade das aplicações depende de cada caso, podendo exigir aplicações semanais, quinzenais ou mensais.
Benefícios da Terapia Capilar
- Melhora a oxigenação e circulação sanguínea do couro cabeludo;
- Alopecias;
- Reduz a oleosidade e a queda capilar e descamação;
- Melhora e trata a caspa (dermatite seborreica);
- Trata a coceira e a sensibilidade do couro cabeludo;
- Queda de cabelo.