Clareamento Dental
O clareamento dental está indicado para aqueles pacientes que estão insatisfeitos com a cor dos seus dentes. Alguns hábitos alimentares como consumo de vinho, café, chimarrão, chás, refrigerantes, dentre outros, podem pigmentar os dentes com o passar dos anos. Algumas pessoas, no entanto, apresentam a dentina amarelada naturalmente, por fatores genéticos ou mesmo a simples ação do tempo. Nestes casos também é possível obter um sorriso mais branco com as técnicas de clareamento dentário.É muito importante salientar que para a realização do clareamento, a saúde bucal tem que estar em dia, ou seja, sem a presença de cáries, cálculo gengival (tártaro) ou qualquer outro problema, só assim o tratamento terá uma maior eficácia.
Vale lembrar também que o clareamento dental não tem ação sobre as resinas restauradoras ou porcelanas, desta forma, caso haja necessidade, as restaurações serão trocadas após o procedimento. Existem dois tipos de clareamento dental.
Clareamento caseiro: realizado com uma moldeira confeccionada a partir de um modelo dos dentes do paciente e um gel, com formulação em menor concentração, sendo aplicado no interior da moldeira pelo próprio paciente durante 2 a 4 horas, em casa, durante aproximadamente 2 a 3 semanas. Apesar de ser aplicado em casa, ele deve ser feito sempre sob a orientação de um profissional e com o devido acompanhamento.
Clareamento em Consultório: esse é o famoso clareamento a laser, muito procurado pelos pacientes pela simplicidade e rapidez. Nesse caso o dentista aplica o gel, que apresenta uma maior concentração, protegendo gengivas e bochechas, logo após o produto é ativado pelo uso do laser, o que acelera sua ação e otimiza o resultado final. A sessão dura em média 1 hora e se necessário outras sessões podem ser feitas com intervalo de 21 dias.
Para otimizar os resultados desse tratamento, podemos associar as duas técnicas de clareamento, o que permite obter maior grau de clareamento dos dentes e também a maior longevidade do resultado.
Devemos citar ainda o clareamento interno para dentes desvitalizados, ou seja, que apresentam tratamento endodôntico (canal) e que estão escurecidos. Essa técnica é específica para tratamento individual desses dentes, aumentando a chance de um sorriso mais branco e saudável.