Endodontia (canal)

A endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo tratamento de canal do dente, pois estuda a polpa do dente, ou seja, aquela camada mais interna, onde se encontra o que popularmente é chamado de “nervo do dente”. O tratamento endodôntico é realizado para reparar e salvar, quando possível, dentes muito danificados ou infectados. Assim, podemos também prevenir ou sanar dores e desconfortos provenientes desta contaminação.

Com o avanço da tecnologia, os procedimentos odontológicos permitem maior controle, segurança e qualidade nos preparos endodônticos, proporcionando, mesmo para aqueles casos mais complexos, um procedimento menos cansativo e doloroso para o paciente. Além disso, graças ao sistema rotatório, uma tecnologia adotada para a realização destes procedimentos com maior efetividade, é possível tratar o canal do dente de forma mais rápida.

O tratamento endodôntico está indicado:
- Quando há presença de cárie profunda que atinge a polpa do dente, podendo levar à inflamação ou necrose;
- Quando há presença de lesão periapical, que pode ser identificada radiograficamente; ? Em casos mais graves de trauma e/ou fratura dental por queda ou mesmo por desgaste causado pelo bruxismo;
- Em casos de sensibilidade aguda, que não foram solucionados com as outras alternativas terapêuticas;
- Por necessidades protéticas.