Implantes Dentários

O implante dentário é a melhor escolha quando um ou mais dentes estão perdidos, seja por cárie, doença periodontal, fratura de raiz ou outra condição que impossibilite seu tratamento.

É um pequeno parafuso de titânio que é instalado no tecido ósseo, onde deveria estar a raiz do dente perdido fazendo a sua função, ou seja, ele vai sustentar a coroa artificial (o dente que aparece na boca) e dissipar as cargas provenientes da mastigação, devolvendo a função e estética.

Uma avaliação minuciosa sobre sua saúde geral e também exames de imagem são necessários para indicar o tratamento com implantes dentários. Há casos em que o tecido ósseo não é suficiente para sustentar o implante, nesses casos podemos associar técnicas de enxertos ósseos, ou o uso de implantes pequenos o suficiente para a quantidade óssea encontrada. O tratamento é mais limitado quando alguns fatores relacionados à saúde geral estão associados, como o tabagismo, o diabetes e a doença periodontal, que podem diminuir o índice de sucesso e a longevidade dos implantes.

Para garantir o sucesso a longo prazo do tratamento com implantes, é necessário que o paciente cuide dos dentes artificiais da mesma maneira que deve cuidar dos dentes naturais, além disso entrar em um programa de manutenção periódica com o dentista, pois os implantes também podem sofrer doenças gengivais e perimplantares que levam à perda da estrutura óssea ao seu redor, podendo chegar à necessidade da remoção e perca do tratamento.