Pré-Natal Odontológico

Você sabia que os problemas bucais podem afetar a saúde do bebê ainda na barriga da mãe? Por este e tantos outros motivos é muito importante realizar o pré natal odontológico. Aqui na Clínica SpazioSaúde, além dos cuidados com a saúde bucal, a futura mamãe receberá orientações para este momento tão importante!

Durante a gestação, o corpo da mulher sofre com alterações hormonais, deixando a boca mais suscetível ao aparecimento de doenças como infecções nas gengivas e cárie. Por isso é tão importante o acompanhamento de um profissional que tenha esse conhecimento.

Quando realizar o pré natal odontológico?

O ideal seria que a consulta com o dentista fosse realizada antes da gravidez. Dessa forma, a futura mamãe teria a oportunidade de realizar todos os procedimentos necessários para alcançar plena saúde bucal – mesmo os mais invasivos – sem maiores preocupações, assim o acompanhamento durante a gestação torna-se mais tranquilos e sem intercorrências, como dores de dentes e gengivites

(inflamações gengivais).

Como isso nem sempre é possível, a gestante deve agendar uma consulta assim que souber da gravidez e iniciar juntamente com o pré-natal médico. A frequência das consultas de acompanhamento dependerá da necessidade e do planejamento ideal para cada gestante. O segundo trimestre é o mais indicado para a realização dos procedimentos curativos, no entanto é importante salientar que os procedimentos podem ser realizados em qualquer fase da gestação de forma segura, pois os profissionais seguirão protocolos específicos para cada necessidade e são capacitados inclusive para administrar medicamentos e anestésicos quando necessário e de forma segura, mas o acompanhamento odontológico deve ser constante durante toda a gestação.

As consultas podem ser realizadas a cada trimestre, com:

Consulta 1: Check-up preventivo Digital para identificar danos nos dentes, boca e gengiva, evitando dores e tratamentos prolongados

Consulta 2: Laudo minucioso e Pleno acompanhamento da gestante

Consulta 3: Além dos cuidados para a gestante, são passadas orientações de cuidados com o bebê, como o aleitamento materno, o teste da linguinha, a utilização de mamadeiras e chupetas, como e quando realizar a higiene da cavidade bucal do bebê além de sanar outras dúvidas comuns desta fase.

A importância do pré natal odontológico

Atualmente, existem pesquisas que comprovam inúmeros conceitos importantes para os bebês ainda em gestação. Como por exemplo, a associação da infecção gengival da gestante com partos prematuros e ao nascimento de bebês com baixo peso, pois sabe-se que as bactérias presentes na boca podem migrar para o líquido amniótico causando essas complicações. Desta forma, a supervisão de um dentista pode proporcionar uma gestação mais tranquila.

As futuras mamães precisam de cuidados bucais especiais também por que ficam mais suscetíveis a inflamação gengival, conhecida como gengivite gravídica. Isso acontece por que, durante a gestação, há um aumento do nível de hormônios que são capazes de dilatar os vasos sanguíneos dos tecidos ao redor dos dentes. O tratamento nesses casos é muito importante, pois a gengivite (não somente durante a gravidez) pode evoluir para um quadro de doença periodontal, que causa perda do osso ao redor dos dentes.

As mudanças hormonais, da alimentação e também o mal-estar que ocorrem nesse período, podem modificar a composição da saliva e o pH da boca, deixando os dentes mais suscetíveis ao aparecimento de cáries.

Quanto mais saudável estiver a mãe durante todo o período da gravidez, mais tranquila será sua gestação. Esse é um período de dúvidas e receios, principalmente para as mães de primeira viagem. Por isso o acompanhamento odontológico é tão importante quanto o pré-natal médico, pois ambos visam trazer mais segurança para a mãe, tanto em relação à sua própria saúde, quanto a de seu bebê que vai nascer.

Está grávida, ou conhece alguma grávida? Entre em contato conosco e agende sua consulta de Pré-Natal

Odontológico.